O Ville de Montagne

A História do Ville de Montagne

O loteamento do Ville de Montagne foi planejado pelos arquitetos Raphael Hardy Filho e seu filho Álvaro Hardy (Veveco) em 1976 e teve como inspiração um bairro francês, onde as ruas terminam em “Cul de Sac”.

De acordo com a Escritura Pública de Compra e Venda de Lotes Urbanos, arquivada no Cartório Jero Oliva, sob o no 34.529, do Livro A-28, em 19/11/1976 e a planta aprovada pela Prefeitura de Nova Lima, o Ville de Montagne nasceu com seguintes princípios:

…”características de condomínio fechado, num terreno cercado com entradas por portaria guarnecida e sob o controle de funcionários responsáveis”…

…”Na área reservada número 2, será implantado um centro de lazer e/ou diversões, que constitui a base física do clube, cujos delineamentos essenciais serão fixados em estatuto delegado pela CODEPLAN”.

O projeto original foi modificado em 1985, pelos mesmos arquitetos, ampliando o número de lotes e mantendo a Área de Clube e as portarias de acesso.

Mas o que aconteceu com o nosso Clube?

Vamos correr atrás da nossa história?

Imagem gentilmente cedida pelo associado Guilherme Diniz

O Ville de Montagne no mundo

Moramos em um paraíso ecológico e reconhecer essa riqueza nos permite apreciar, conviver e preservar nosso patrimônio natural

O Ville de Montagne está localizado na Mata do Jambreiro – costa Sul da Serra do Curral – e faz parte da Serra do Espinhaço.

Pra você ter uma ideia, a Mata do Jambreiro é maior que o perímetro da Avenida do Contorno – são 912 hectares de área.

Estamos em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Estes biomas são considerados áreas de importância mundial e por isso, a Serra do Espinhaço é certificada como Reserva da Biosfera Brasileira pela Unesco e faz parte da Área de Proteção Ambiental Sul (APA-Sul).

A região apresenta uma riquíssima diversidade biológica – espécies únicas no planeta – com habitats e ecossistemas singulares.

O relevo fortemente acidentado e com formações rochosas mais os recursos hídricos e minerai s – ouro e ferro – contribuem para essa diversidade. Por isso também, temos uma atividade minerária significativa.

Os polinizadores e a fauna que vive de frutos são indispensáveis no transporte do polén e na dispersão de sementes. A capacidade reprodutiva e a sobrevivência de certas espécies vegetais dependem dessas relações.

A fauna também exerce papel fundamental na recuperação dos solos – na reciclagem de nutrientes e no revolvimento de suas camadas.

83 espécies de aves e 40 de mamíferos estão na lista da fauna ameaçada de extinção no Estado. Isso se dá pela degradação da qualidade dos cursos d’água, desaparecimento de algumas formações vegetais e a caça predatória.

Morar numa região certificada pela UNESCO por ser a única referência no planeta de uma área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica e reconhecida por sua diversidade biológica, não é apenas um privilégio. É uma responsabilidade!

Viver em comunidade é saber regras de convivência cotidianamente. É respeitar diferenças e saber construir consensos.

Fraternidade, gentileza e solidariedade devem ser as chaves da construção desses consensos que melhoram nosso dia a dia.

A diferença entre ter uma casa entre tantas outras e ter uma rede de vizinhos colaborativos é imensa e significa usufruir de serviços comuns que melhoram a nossa qualidade de vida.

Nos orgulhamos de morarmos em um condomínio, com acesso controlado 24h e dotado de uma natureza exuberante. É assim que lotes e casas do Ville de Montagne são ofertados em sites de vendas de imóveis.

Precisamos colaborar na construção da nossa casa comum.

O nosso verde presta um serviço comum a todos: qualidade do ar, silêncio, sossego, paisagem, qualidade das nossas águas, uma fauna e uma flora realmente exuberantes.

Imagem gentilmente cedida pela associada Marília Faiçal

Da mesma maneira devemos construir e cuidar de outros serviços que nos são comuns:

  • nossa segurança física e patrimonial;

  • a coleta do lixo;

  • a qualidade e manutenção do pavimento e da iluminação de nossas alamedas;

  • nossa drenagem pública pluvial – que previne erosões;

  • a entrega de correspondências e encomendas;

  • a segurança nas estradas de Nova Lima;

  • o nosso transporte público;

  • a distribuição de água tratada a coleta e tratamento de esgoto – que não temos e, cada dia mais, com a construção de mais casas, se faz necessário.

Devemos também, desenvolver instrumentos para facilitar a comunicação entre as portarias e os moradores do Ville, além de garantir o acesso aos serviços de emergência como polícia, ambulância e bombeiros.

Temos muito a fazer.

Temos em nosso condomínio áreas verdes comuns que necessitam de cuidados e manejo sustentável, assim como devemos ter áreas comuns institucionais para construção de praças e áreas de convívios sociais, equipamentos urbanos ligados à saúde e lúdicos, com brinquedos para as nossas crianças.

Estimular a convivência e a amizade entre os nossos vizinhos é importante, de forma especial, para os nossos jovens e crianças que têm no Ville um espaço privilegiado para a construção de aprendizados e relações. Os encontros e eventos promovidos pela Associação fazem esse papel.

O que deve nos unir deve ser maior que nossas necessidades diárias

como segurança, transporte, esgoto e lixo.

Muito triste uma sociedade que se une pelo medo e pelos problemas. Devemos nos unir para a construção de um futuro melhor e mais justo.

Precisamos melhorar a qualidade dos serviços onde transcorre a maior parte do tempo de nossas famílias.

Precisamos construir nossa união. E nos associar é um caminho possível de organização do pensar e do fazer. É o caminho par a que possamos fortalecer a cada dia a boa sensação de “chegar em casa”.

Esse é o principal objetivo da AMOVILLE.

Acreditamos que benefícios e encargos podem ser distribuídos de maneira justa. Com direitos respeitados e deveres assumidos. Responsabilidades e limites na medida justa, com soluções integradas e construídas de maneira que todos possam participar.

Em nosso condomínio os mais importantes benefícios implantados são usufruídos por todos e suportados apenas pelos associados.

Imagine o que seria possível realizar se todos colaborassem com a Associação.

Se você já é associado, obrigado pela sua participação!

Sem seu apoio não é possível avançarmos.

Se ainda não é, junte-se à nós no esforço de construir o futuro que queremos para o Ville.