A Segurança no Ville

Já foi o tempo em que as portarias dos condomínios de Nova Lima eram vistas apenas como uma comodidade para seus moradores. O aumento das ocorrências criminais modificaram essa realidade. Há anos, o Ville de Montagne e seus vizinhos recebem moradores que buscam fugir da insegurança das cidades.

Desde 2013, a Polícia Militar confirma o aumento das ocorrências criminais na região e várias providências vêm sendo tomadas desde então. A P.M. e as Associações de Bairro passaram a investir mais em procedimentos de segurança, enquanto os novos condomínios já chegaram com portarias de acesso aprovadas garantindo mais segurança e autonomia aos residenciais.

Estima-se que em 90% das invasões e roubos a condomínios, o acesso é feito pela portaria principal. E que em 82% dos casos, ocorrem nos horários de maior movimento – entrada e saída de moradores.

A resposta do Poder Público é lenta, mas vem sendo cobrada rotineira e incessantemente.

O Ville possui duas portarias para pedestres e veículos e um acesso restrito à pessoas conhecido como “manilhas”.

A Amoville tem implementado ações e procedimentos de segurança no Ville de Montagne.

Essas ações são um avanço, mas dependem da participação e do comprometimento de todos os moradores do cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos.

A segurança de todos depende da conduta de cada um.

Vamos dizer não às cercas elétricas e aos sistemas de segurança individuais. Vamos investir nas portas de entrada da nossa casa comum.

Com as contribuições mensais e as ações conjuntas dos associados já foi possível investir em:

  • Consultoria, implantação de procedimentos de segurança e treinamentos periódicos de toda a equipe.

  • Contratação de um supervisor com experiência e capacidade em manter o controle dos procedimentos adotados.

  • Instalação de câmeras de monitoramento nas portarias, nas “manilhas” e na área da divisa do Ville com a estrada lateral à portaria II.

  • Acesso das imagens geradas, em tempo real, a um grupo de voluntários associados que, através de seus celulares particulares e disponibilidade em ajudar, se dedicam a acompanhar as ocorrências e os procedimentos da nossa equipe.

  • Fechamento mais eficiente das ”manilhas” a fim de garantir a passagem das pessoas que por ali circulam e não permitir que motoqueiros usem essa passagem como plano de fuga pelo nosso bairro.

  • Instalação de holofotes de luz e espelhos convexos nas “manilhas” para segurança dos pedestres.

  • Implantação de sistema de identificação de associados e prestadores de serviços através de TAGS DE IDENTIFICAÇÃO.

  • Implantação do Sistema Integrado entre os associados e a Polícia Militar através do Programa Rede de Vizinhos Protegidos – Villeseg.

  • Ronda de carro circulando por nossas alamedas.

Rede de Vizinhos Protegidos – VILLESEG

A comunidade Amoville aprovou o projeto e, com o apoio da Polícia Militar e um grupo de Associados Monitores implantou o programa Rede de Vizinhos Protegidos.

No VILLESEG cada morador é uma ”câmera viva”, ou seja, os olhos da Polícia Militar dentro do Ville de Montagne.

Para maior eficiência nos processos, o Ville foi demarcado em 4 áreas (vide imagem acima). Os Associados Monitores têm acesso aos 4 grupos e acesso direto com a Polícia Militar através do grupo Monitoramento VILLESEG.