Saneamento no Ville de Montagne

A Lei Federal no 11.445 / 2007 estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico no país. Quando se fala em saneamento básico, estamos tratando de:

  • Abastecimento de água – No Ville de Montagne é feito pela COPASA

  • Rede de coleta e tratamento de esgotos

  • Coleta e manejo de resíduos sólidos

  • Limpeza urbana

  • Manejo das águas de chuva

Rede de Coleta e Tratamento de Esgotos

O Ville não possui um serviço geral de coleta e Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Por isso, cada casa cumpre a Lei Municipal 1584/98 que nos obriga a construção de fossa séptica com filtro anaeróbio e sumidouro para todas as construções em loteamentos que não possuem redes de esgoto sanitário.

A Prefeitura de Nova Lima fornece informações de como executá-las, e das distâncias que têm que obedecer das divisas, poços, cursos d’água e nascentes.

Tal exigência consta no processo de aprovação do projeto arquitetônico, e é verificada ao final da obra, quando da obtenção da certidão de baixa e habite-se – consulte a Norma NBR-7229 – “Projeto Construção e Operação de Sistema de Tanques Sépticos” da ABNT.

Fossas sépticas são soluções provisórias e sem os cuidados adequados podem contaminar o solo impedindo, por exemplo, a construção de hortas e podendo causar danos à saúde de pessoas e animais.

Portanto, além de executá-las de acordo com as normas, procure saber qual a periodicidade adequada para limpeza da fosse séptica da sua residência. Geralmente é anual, mas depende, dentre outros itens, do tam anho do reservatório, do número de pessoas que vivem na casa e a quantidade de água liberada.

Garanta um esgoto tratado dentro dos padrões exigidos para não causar poluição nos lençóis de água ou no solo.

Tendo em vista o grande número de casas já construídas e novas que poderão surgir, devemos nos unir para reivindicar da COPASA a instalação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Atualmente, a legislação exige que os novos condomínios possuam rede de esgoto própria para serem aprovados.

Coleta e Manejo de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS foi instituída em 02/08/2010 pela Lei Federal n° 12.305 e regulamentada pelo Decreto Federal n° 7.404 de 23/12/2010, estabelecendo diretrizes para a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos, abrangendo coleta, destinação final e tratamento dos resíduos urbanos.

Dentre os princípios da PNRS, cabe ressaltar:

  • O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania;

  • O incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados;

Conheça o Plano de Limpeza Urbana e de Manejo dos Resíduos Sólidos de Nova Lima através do site:

http://www.novalima.mg.gov.br/media/files/OSA_2014-075_MJ_DIAGNOSTICO_PMSB_NOVA_LIMA-V4-RSU-R4_LU.pdf

Matéria Orgânica

Restos vegetais, folhas, raízes, cascas, restos de comida, borra de café, podem ser utilizados para compostagem, que é uma técnica sustentável de reciclagem do resíduo orgânico. É uma técnica simples e composteiras domésticas são facilmente encontradas no mercado.

Matéria Orgânica não é lixo.

Reciclar diminui o volume de resíduos levados à aterros, diminuindo gastos com transporte e baixando emissão de metano. As plantas e hortas também agradecem o adubo natural produzido.

Resíduos de jardim: coleta às segundas-feiras, semana sim, semana não.

Para serem recolhidos, os galhos devem ser amarrados e as folhas acondicionadas em saco plástico.

Orientação da Prefeitura de Nova Lima

Lixo Comum

Não deixe que o lixo se torne um problema na sua rotina: coloque o seu lixo sempre bem fechado em sacos plásticos nos dias certos da coleta e em locais apropriados. Não amontoe lixo em esquinas, terrenos baldios e vias públicas.

Nos ajude a manter o Ville de Montagne limpo e bem cuidado. Colocar o lixo em lixeiras apropriadas garante a boa aparência do bairro e evita que seja aberto por animais.

O Ville não possui lixeiras coletivas. Se a lixeira que você usa não foi instalada por você, provavelmente foi seu vizinho quem a colocou ali. Seja bacana e instale a sua também.

Não coloque o seu lixo na porta da casa de ninguém.

Lixo comum: coleta às terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

Resíduos Recicláveis

Muito do que descartamos pode ser reaproveitado de forma a aumentar a vida útil dos aterros sanitários, diminuir a contaminação ambiental e reduzir o consumo energético e de materiais.

Cabe a nós, moradores, fazermos a nossa parte: selecionar o lixo caseiro e separá-lo do lixo comum.

O meio ambiente e a sociedade agradecem.

A AMOVILLE, atendendo a demanda dos associados, estabeleceu contrato pago com a Associação dos Catadores de Papel e Material Reciclável de Nova Lima – ASCAP.

São catadores que saíram do lixão e hoje trabalham dignamente como ativos agentes ambientais. Através do material reciclável provêm seu sustento e realizam sua função ambiental.

Através da ASCAP participamos da Coleta Seletiva do Município sem sair de casa.

EXCLUSIVO PARA ASSOCIADOS:

• solicite a placa informativa junto à AMOVILLE;

• selecione o material reciclável de acordo com as informações a seguir;

• acondicione o material em sacos ou caixas fechados;

• coloque o material na lixeira da sua residência, junto à placa informativa, nos dias certos de coleta.

Resíduos Recicláveis: Coleta às quartas-feiras.